O programa Espaço Saúde, da CDN 93.5 FM, deste sábado (16), recebeu o pré-candidato do PSDB ao governo do Estado e ex-governador Eduardo Leite. Aos 37 anos, Leite é natural de Pelotas e é graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em 2018, aos 33 anos, ele foi eleito governador do Estado, com 53,40% dos votos válidos.
Durante a entrevista conduzida pelo médico e apresentador Renor Beltrami, Leite debateu diversos assuntos. Logo no início da conversa, foi abordado o futuro do IPE Saúde no Estado, tendo em vista as crises sofridas pelo convênio nos últimos tempos.
– É importante registrar que o Estado não tem mais dívidas com o instituto. Só que o modelo contributivo do IPE é atrelado a um percentual no salário dos servidores. Como o Estado vem nesse processo de reeequilibro e organização das contas, onde parte disso foi conquistado a partir da não concessão de reajustes, as contribuições dos servidores permaneceram em um mesmo valor. O modelo contributivo do IPE precisa ser repensado, essa é a verdade.
Confira a entrevista completa:
Veja também as entrevistas realizadas na CDN com pré-candidatos ao governo do Estado:
“Pela minha história acho que posso contribuir muito para o Rio Grande do Sul”, afirma Luis Carlos Heinze, pré-candidato do Progressistas ao Piratini“A sociedade precisa participar, não adianta achar que o problema é do Estado ou do município”, afirma Roberto Argenta, pré-candidato ao governo do Estado“A saúde pública está aparelhada politicamente para a exploração eleitoral”, diz Ricardo Jobim, pré-candidato ao Governo do Estado“Serei candidato a governador e não um governador candidato”, afirma Eduardo Leite sobre pré-candidatura à reeleição“A ideia é simplificar e desburocratizar” afirma Onyx Lorenzoni, pré-candidato do PL ao governo do Estado‘As pessoas não querem favor, elas querem oportunidades’, afirma Edegar Pretto, pré-candidato do PT ao governo do Estado“Temos que ter uma agenda política de continuidade e mudança ao mesmo tempo”, afirma Gabriel Souza, pré-candidato do MDB ao Piratini“Em primeiro lugar, quero garantir que o Estado não tenha retrocessos”, afirma Eduardo Leite, pré-candidato ao governo do Estado